Em contraste com as de inverno, que apostavam em estilos agressivos e cores escuras, para as tendências do verão 2021 a indústria têxtil precisou mirar em tons mais suaves para atender às mudanças de comportamento trazidas pela pandemia e pelo isolamento social. Em meio a tantas novidades e incertezas, as cores se reforçam na atenção dos consumidores como forma de expressão e como catalisadores emocionais.
A paleta da temporada, portanto, promete transitar entre as típicas cores vibrantes do verão, que transmitem a ideia de vitalidade, e os tons mais claros e pastel, que refletem a sensação de harmonia e tranquilidade. A mistura é perfeita: vitalidade e calma, em equilíbrio, é tudo que estamos precisando para o momento de virada de um ano tão turbulento.
Sorvete de manga é o tom da Coloro que trará pontos de energia para as coleções do próximo verão, se traduzindo em uma variação um pouco mais alaranjada do amarelo.
Já o red maple, por sua vez, faz parte da lista que a Pantone preparou para a estação e sugere uma infusão de glamour e contrastes marcantes.
Por fim, Flor de orquídea, outro tom da Coloro, fica responsável por causar a sensação de positividade em meio a esses cenários tão incertos.
Cores suaves
Entre a cartela de cores suaves que serão tendências no verão 2021, merece destaque o tom manteiga, da Coloro, que segue aparecendo após ser bastante explorado nos desfiles de outono/inverno.
Os tons pastel também seguem em alta no verão, explorando a sensação de tranquilidade. O tom azeite de oliva, também da Coloro, vem para esmaecer os verdes tão vibrantes que costumávamos encontrar nos desfiles de coleções anteriores. Essa variação também aparece como uma resposta à demanda latente de calmaria e minimalismo trazida pelos tempos conturbados.
Estampas
A necessidade de contato com a natureza e com tudo o que é mais natural traz a presença das estampas florais e tropicais, marcantes para a moda do verão de 2021. As impressões de pintura e referências que remetam ao universo artístico também estarão em alta, atendendo à demanda da sociedade pelo que é artesanal.
A tendência floral vem, na estação dos dias mais quentes, explorando seu lado mais suave e delicado, com a predominância de elementos em pequena escala e em bases pastéis. As principais flores utilizadas como referência das criações são as flores do campo, sugerindo leveza.
O comportamento da imersão digital, já há algum tempo presente no nosso cotidiano, acabou reforçado com o isolamento. É claro que esse movimento não passaria despercebido pela estética da moda, que também se apropria dele e, em contrapartida ao artesanal suave, lança como tendência de estampas para o verão de 2021 os aspectos artificiais proporcionados pela arte digital. O tie dye também virá com tudo, bem como a padronagem dos poás abstratos.
No âmbito das estampas retrô, sempre presentes para atestar a condição cíclica da moda, aparecerão mais marcadas as referências dos anos 60 e 70, por meio dos poás e das padronagens em xadrez tradicional com viés sofisticado.
Estilos e modelagens
As dualidades estão cada vez mais marcantes no comportamento das pessoas e vocês podem ter percebido que isso se refletiu tanto nas cores (vibrantes e suaves) quanto nas estampas (exploração do natural e do digital). Não seria diferente com os estilos que estarão em alta entre as tendências do verão 2021.
As tendências de modelagem para o verão 2021 contemplam tanto a delicadeza do romântico – por meio das rendas, dos babados, do laise e das mangas bufantes – quanto as linhas retas e bem marcadas da alfaiataria. Ainda em contrapartida em relação ao romântico e à alfaiataria, vemos, marcando presença nas ruas, a moda confortwear, ou “a roupa de ficar em casa”, que une conforto ao estilo.
No campo dos acessórios, o apelo ao natural e artesanal ganha destaque e encontraremos muitos ornamentos e bolsas com estética de palha e crochê.
Entendendo as tendências estéticas, é a hora de conversar sobre os rumos previstos para o mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário