O artesanato da Região Sul é bastante diversificado e sofreu influência de diversas etnias. No Paraná, alguns objetos que possuem grande aceitação preservam as características e tipicidade dessas etnias, a exemplo das pêssankas (ucranianas), e do origami, kirigami, oshibana e ikebana (japoneses). Destacam-se ainda o artesanato em madeira, a tecelagem em cerâmica e em fibras naturais.
Em Santa Catarina, o artesanato apresenta forte influência dos colonizadores alemães e italianos. Destacam-se as técnicas de pintura e a fabricação de porcelana, entalhes em madeira, esculturas e trabalhos em cerâmica.
O artesanato característico do Rio Grande do Sul é representado pela cultura e hábitos do pampa. Entre os materiais empregados no trabalho artesanal está o couro bovino como o principal componente de produtos artesanais, como bainhas de faca, boleadeiras, arreios, botas, guaiacas, malas de garupa, assim como móveis caseiros, como o lastro trançado em couro das camas e os assentos e encostos das cadeiras.
Destaca-se ainda a lã de ovelha, que como matéria prima é a mais representativa do artesanato sul-rio-grandense de inverno, sendo a base para confecções de cobertores, agasalhos, tapeçaria e decoração de ambientes. Também podemos destacar a cuia do chimarrão, bebida típica, elaborada a partir da fruta do porongueiro, o porongo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário