sábado, 16 de janeiro de 2021

Como economizar espaço na cozinha?

 

FOTO: REPRODUÇÃO / PRISCILA BOLDRINI

Ambiente mais frequentado da casa e costumeiro ponto de encontro de família e amigos, a cozinha deixou de ser somente o lugar destinado ao preparo das refeições e tornou-se o local ideal para reuniões regadas à boa comida e agradáveis companhias.

Com o passar do tempo, o tamanho da cozinha tem sido cada vez mais reduzido, com plantas de residências em tamanhos reduzidos e apartamentos compactos, dificultando a manipulação dos alimentos e até mesmo a acomodação dos convidados. Desta forma, se faz necessário um bom planejamento para que este cômodo possa cumprir sua função na rotina do lar.

Em um local onde a funcionalidade e organização são primordiais para o bom aproveitamento do espaço, é preciso lançar mão de alguns truques para explorar todo o potencial que a cozinha tem. Dentre algumas ideias para auxiliar nesta tarefa estão o uso de organizadores, aproveitar espaços esquecidos e dar novos usos à objetos.

Confira a seguir 20 dicas de como aproveitar cada espaço na cozinha, explicadas pela personal organizer Weridiana Alves, responsável pela Amellia Home, e inspire-se a buscar maneiras espertas de otimizar o espaço de sua cozinha:

1. Gavetas para talheres com divisórias

FOTO: REPRODUÇÃO / DÉBORA TOLEDO ARQUITETURA

Segundo a profissional, as gavetas para talheres devem estar, de preferência, ao lado do fogão, facilitando o seu acesso, e cada família de talher (garfos, colheres, facas, entre outros) precisam ser acomodados em gaveteiros com divisórias adequadas. “Colmeias de madeira ou acrílico podem ser compradas prontas ou ainda podem ser feitas sob medida, sendo uma boa opção para manter os utensílios sempre organizados por tipo e utilidade”, revela.

2. Cantinho do galheteiro

FOTO: REPRODUÇÃO / EVVIVA

Outra solução inteligente é o cantinho do galheteiro, que pode acomodar além do azeite, sal e vinagre, os temperos mais utilizados na hora de cozinhar. “Por este motivo é aconselhável estar próximo ao fogão ou pia de manuseio dos alimentos”, indica a personal organizer.

Uma boa dica é utilizar mini prateleiras em degraus, sendo uma solução para organizar os potes de temperos secos, além de melhorar o acesso e a visibilidade de todas as opções. “Caso o galheteiro seja exclusivamente para uso na mesa, é necessário definir um local de acondicionamento exclusivo para o conjunto, independente da prateira”, ensina.

3. Facas em exposição

FOTO: REPRODUÇÃO / NSARQUITETURA

Manter as facas em exposição é uma ótima pedida para facilitar o acesso às lâminas mais utilizadas no dia a dia, mantendo-as sempre ao alcance das mãos. As opções mais comuns, segundo a profissional, é o porta-facas (também chamado de cepo), disponível em materiais como madeira ou inox e as fitas ou barras de magnéticas, “onde as facas grudam no ímã, garantindo fácil acesso de sua utilização”.

4. Aramados e gavetex

FOTO: REPRODUÇÃO / ARAMADO.COM

Para Weridiana, a utilização dos aramados pode ser a grande maravilha da organização e otimização de espaços na cozinha. Podendo ser acomodados dentro dos armários e até mesmo na geladeira, o uso de aramados do tipo plataforma ou o gavetex, por exemplo, eleva o número de andares do espaço, acomodando perfeitamente os pratos e alimentos. “Além disso, eles podem ainda utilizar aquele espaço “morto” de quina em forma de triangulo dentro dos armários, ou acondicionar xícaras e copos em aramados presos na parte superior das prateleiras, economizando espaço e garantindo funcionalidade ao mesmo tempo”, complementa.

5. Aramados até na pia

FOTO: REPRODUÇÃO / HISTÓRIAS DE CASA

Utilizados também na pia, um exemplo de sua funcionalidade é no momento de secar a louça, já que não é apropriado depositá-la diretamente sobre a bancada. “Opte por plataformas apropriadas, já que estas opções são mais higiênicas, além de antiderrapantes e fáceis de limpar” indica a profissional.

Segundo Weridiana, outra opção são os aramados para acondicionamento múltiplo, ou seja, ao mesmo tempo que otimizam espaço, servindo como secador de pratos, copos e talheres, podem também segurar o rolo papel alumínio, papel toalha e filme plástico. “Os porta-temperos são muito utilizados nos aramados múltiplos, e dessa forma ficam ao alcance das mãos para utilização no momento de cozinhar”, ensina.

6. A bandeja como organizadora

FOTO: REPRODUÇÃO / JULIANA ANDRADE

O uso da bandeja como organizador e otimizador de espaços também é uma boa opção para a cozinha. “Para acondicionar objetos de uso frequente este recurso é perfeito, basta posicioná-los na bandeja e levar à mesa diretamente para utilização. Um belo exemplo são os itens secos para café da manhã”, explica.

7. Reutilize garrafas de vidro

FOTO: REPRODUÇÃO / STUDIO JANELA

Reutilizar vidros também é uma forma acessível e criativa de organizar e otimizar espaço na cozinha, além de ajudar o planeta. “Visualmente eles são mais eficientes para a identificação do seu conteúdo, além de ser práticos para manusear”, orienta. As possibilidades são infinitas, podendo reutilizar jarras, garrafas ou potes vazios, basta soltar a imaginação.

8. Deixe somente o necessário na bancada

FOTO: REPRODUÇÃO / CARINA KAKUCSI KAUFMANN

“Para espaços mais funcionais, além da organização, o fator primordial é torná-lo eficiente ao uso na rotina diária”, indica Weridiana. Por isso, é recomendado deixar somente os aparelhos mais utilizados nas bancadas da cozinha, como a torradeira, máquina de café, máquina de fazer pão, fritadeira elétrica, dentre outros eletrodomésticos.

9. Padronize os potes

FOTO: REPRODUÇÃO / CASAMIMO

Segundo a personal organizer, a padronização dos potes para armazenar os alimentos é outra dica muito útil e eficiente. “Eles podem ser encontrados em diversos materiais, como plásticos, cerâmica, acrílico e vidros, porém os mais recomendados são os de vidro, por serem mais duráveis e não absorverem odores dos alimentos acondicionados”.

10. E depois, use etiquetas!

FOTO: REPRODUÇÃO / MICAELA GÓES

Após a padronização dos potes que armazenam os alimentos, outra dica é também utilizar etiquetas personalizadas para a fácil identificação de seu conteúdo, além de proporcionar um resultado visualmente mais bonito. Este tipo de etiqueta pode ser adquirido em lojas especializadas em cuidados para o lar, ou mesmo produzidos em casa, de acordo com a criatividade dos moradores.

11. Na falta de armários, use chapa perfurada

FOTO: REPRODUÇÃO / ORGANIZE SEM FRESCURAS

“Se na cozinha está faltando espaço ou armários, o uso da chapa perfurada para pendurar panelas, utensílios de cozinha, cestas de frutas, hortinha de ervas ou até talheres, é uma boa opção com baixo custo, além de deixar um visual lindo na cozinha”, indica Weridiana.

12. Prateleiras também são bem-vindas

FOTO: REPRODUÇÃO / MIGS

De acordo com a profissional, as prateleiras são grandes aliadas da organização e otimização de espaço na cozinha. Dependendo do estilo de decoração e material predominante no cômodo, elas podem ser confeccionadas em madeira, vidro ou acrílico. “É possível até utilizar lâmpadas de led para dar mais um charme na decoração”, sugere.

13. Ou, então, deixe as panelas penduradas!

FOTO: REPRODUÇÃO / GUSTAVO PENNA

A utilização de penduradores na cozinha também é uma opção, conforme a preferência de quem domina a cozinha e da condição estética das panelas. “Como elas ficarão expostas, devem estar em perfeito estado de limpeza e conservação”, opina a profissional.

14. Ganchinhos ou ventosas até dentro do armário

FOTO: REPRODUÇÃO / ORGANIZE SEM FRESCURAS

“Ganchinhos, ventosas e outros acessórios de organização podem ser utilizados com muita criatividade na cozinha, tanto para dar lugar às tampas de panelas como aos pano de prato, papel toalha, saleiro, detergente, tábuas de corte, entre outros”, indica a personal.

15. Dê novos usos ao revisteiro

FOTO: REPRODUÇÃO / ORGANIZE SEM FRESCURAS

Com um pouco de criatividade, os revisteiros podem ser também utilizados na cozinha para dispor livros de receitas e deixá-los sempre à mão. Além de garantir um charme na decoração, ainda possibilitam novas funções para este item, podendo ser utilizado como um organizador cheio de estilo. Eles ainda podem acomodar azeites, vinhos e outros líquidos armazenados em garrafas de vidro.

16. Reutilize… tudo!

FOTO: REPRODUÇÃO / MICAELA GÓES

“A reutilização é a palavra de ordem na cozinha, onde tudo pode ser reaproveitado. Desde as embalagens de café, requeijão, filtros de café, latinhas de ervilha, até caixas de madeira e tijolos. Tudo vai da vontade de reciclar aliada à criatividade”, ensina Weridiana.

17. Lojinhas de utilidades domésticas

FOTO: REPRODUÇÃO / FELICITÁ

Para encontrar variedades em objetos de utilidade doméstica, é indicada a visita em lojas especializadas, que possuem produtos à venda que auxiliam na organização do lar – e com baixo custo! “É neste local em que é possível encontrar potes de vidro, plástico, aramados, porta-trecos e outros itens que, com criatividade, podem ajudar na organização da cozinha”, adiciona a profissional.

18. Utilize caixas organizadoras

FOTO: REPRODUÇÃO / AMELLIA HOME

“O uso de caixas (de qualquer tipo de material) dentro dos armários permitem acondicionar diversos objetos até o fundo da prateira. Basta puxar a caixa e aquele objeto que estava no fundo do armário ficará ao seu alcance, como uma gaveta”.

19. Dispenser de alimentos são uma boa opção

FOTO: REPRODUÇÃO / SAMANTHA JANE HORTON

Outra ideia interessante no uso dos alimentos de grãos na cozinha são os “dispensers” de alimentos. “Eles armazenam e mantêm a conservação de cereais como granola ou castanhas, facilitando o acesso à eles, principalmente no caso das crianças”, complementa a personal.

20. Aposte em móveis planejados

FOTO: REPRODUÇÃO / NURAYA QUINTANILHA

As possibilidades em funcionalidade e reaproveitamento de pequenos espaços se expandem ao utilizar um mobiliário planejado na cozinha. Por isso, é válido procurar ajuda de profissionais da área e buscar um projeto que melhor se adapte com os espaços disponíveis na sua cozinha.

Fonte: tuacasa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário