quinta-feira, 13 de maio de 2021

Quilling: como fazer e sugestões

 Apesar do Quilling ter origem incerta, a maioria dos relatos aponta que a técnica foi criada na Europa durante a Idade Média, mais precisamente em países como Itália, França e Inglaterra. A princípio, essa arte com papel servia para ornamentar gravuras sagradas. Tempos depois, nos séculos XVIII e XIX, o Quilling se transformou em uma febre entre os jovens inglesas da aristocracia, que apostavam nessa técnica para decorar caixas de chá e até mesmo móveis.

A grande vantagem de fazer quilling é o custo acessível. Você só precisa de tiras de papel leve, cola branca e alguma ferramenta para enrolar as tirinhas. Geralmente os artesãos utilizam palitos de madeira para enrolar as tirinhas de papéis coloridos e obter o efeito esperado.

A técnica de quilling consiste em enrolar tiras de papel em espirais, valorizando diferentes tamanhos e formatos. No exterior, é possível encontrar ferramentas que ajudam no acabamento e na criação de desenhos, bem como tiras pré-cortadas para esse tipo de trabalho manual.

O quilling é uma técnica ainda é pouco conhecido no Brasil, mas aos poucos conquista novos adeptos. Esse tipo de trabalho manual exige tempo, paciência e muita criatividade.

Com tiras de papel simples, é possível criar um design complexo, a partir da técnica de quilling. No entanto, se você está iniciando nessa arte, deve optar por projetos mais básicos e fáceis de executar, como é o caso do quadro com monograma. Veja como fazer esse quilling para iniciantes:

Materiais

  • Tiras de papel quilling nas cores desejadas;
  • 1 folha de cartolina branca;
  • Tesoura
  • Molde da letra
  • Cola branca
  • Pinça

Passo a passo

Passo 1: Primeiro você precisa aprender como cortar papel para quilling. O ideal é que as tiras sejam bem fininhas e tenham a mesmo tamanho. Nessa etapa do trabalho, vale a pena utilizar um cortador de papel.

Os iniciantes também podem adquirir as tiras pré-cortadas no Mercado Livre. Aliás, nesse site de comércio eletrônico existem alguns kits especiais para essa técnica, que incluem não só os papéis coloridos, mas também réguas específicas, pinças, agulhas e fendas.

Passo 2: Imprima a inicial da letra do seu nome, recorte e marque o molde na cartolina branca.

Passo 3: Escolha as formas que você vai fazer com as tiras de papel para preencher a letra. Há muitos padrões possíveis, que geralmente formam espirais.

Passo 4: Utilizando um palito de madeira, enrole as tiras de papel na forma desejada. É importante passar cola no final de cada tira para manter o formato.

Passo 5: Construa uma moldura com papel em torno da letra. Passe cola, fixe as tiras e segure com as mãos, até que fique bem firme.

Passo 6: Passe cola por toda a parte interna da letra e fixe os papéis. Lembre-se de não exagerar na quantidade de cola.

Passo 7: Preencha a letra com as peças de papel, mesclando formas, cores e tamanhos. Faça isso até completar todo o interior do monograma. Uma forma de facilitar a colagem é contar com o auxílio de uma pinça.

Passo 8: Deixe o trabalho secar por algumas horas e enquadre. Use uma moldura normal, mas remova o vidro protetor da frente.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário